Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Alguns momentos... Cidades Históricas - MG

Neste momento vou mostrar algumas fotikas
que registraram a minha passagem
por algumas cidades que fazem parte de Minas Gerais.
Cidades Históricas,
que desejo realmente que possam ser preservadas
para que mais pessoas tenham consciência
das belezas de um período da história do Brasil...
Bom, na verdade são fotikas minhas,
pq as outras fotos ainda vou separar por cidades,
e vou aproveitar para mostrar a história de cada um:
Ouro Preto, Congonhas do Campo, São João Del Rei,
Tiradentes, Mariana, Belo Horizonte e Sabará...
Isto aqui na verdade é um grande sonho
que sempre tive, e que agora consegui realizar...
Foram somente alguns dias,
poucas horas em todas as cidades,
ficou um gostinho de Quero Mais,
então eu pretendo voltar de novo,
só não sei qdo ainda...
Galera que visitou algumas cidades juntas


Ao lado de uma obra de Aleijadinho
Congonhas do Campo

Ao fundo, cidade de Ouro Preto

Porta da Igreja

Praça Tiradentes
Ouro Preto

Chafariz
Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes
Detalhe, ao fundo a verdadeira
Muralha usada na mini-série
"A Muralha"

Grandes escritores
Belo Horizonte

Lagoa da Pampulha
Belo Horizonte

Belo Horizonte

Pedra de Quartzo
Belo Horizonte

Agora sim
Belo Horizonte visto do Mirante

Hidromassagem
Hotel Ouro Minas
Belo Horizonte

Piscina do Hotel Ouro Minas
Belo Horizonte

Visite nosso site Gifs Lily



Cidades Históricas de Minas: o mapa da mina
Editoria Férias Brasil
por Mariana Trigo

Que tal fazer parte de alguns capítulos da história brasileira? As cidades Históricas de Minas são um portal para o túnel do tempo. A majestosa riqueza dos rococós e do barroco estão lhe esperando em seis templos vivos do Ciclo do Ouro, em um cenário real, mas que parece ter saído de filmes de época.

Cidades Históricas de Minas: redescobrindo o Brasil


Do alto, parecem maquetes de construções do século XVIII. De perto, as cidades históricas de Minas Gerais revelam relíquias do nosso passado histórico. O roteiro é longo, mas a cada mergulho nos campos, montanhas, museus e igrejas, você é brindado com o suntuoso reflexo da riqueza inconfidente.


A opulência do estilo rococó se funde com o barroco e se mescla com o colonial. O aroma do café fresquinho, acompanhado do macio pão de queijo lhe acompanha por toda a viagem e reflete um gosto único, o sabor de vestir esse cenário como quem veste uma roupa de época para entrar em cena.
Ouro Preto, Sabará, Mariana, Congonhas, São João Del Rei, Caeté e Tiradentes são cidades marcadas pelo Ciclo do Ouro e pelo barroco mineiro. Em cada uma, a história se liberta da cor sépia dos antigos livros, documentos e manuscritos para ganhar colorido, forma e interpretação. Neste pedaço de terra, após três séculos de exploração mineral, continua preservado o mais rico patrimônio histórico do Brasil.


O cenário dos Inconfidentes, Ouro Preto, ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em 1980. O casario colonial, a profusão de igrejas e museus, aterrissados em ladeiras de pedras, são atrações para todas as idades. Quem também ganhou o mesmo título pela UNESCO foi a cidade vizinha, Congonhas.

Ela é toda cravejada de obras do gênio Aleijadinho, com ares religiosos que lhe rendem visitas de amantes da arte do mundo inteiro.


Já, Mariana, a primeira capital de Minas, é um pouco mais moderna. Mas, a cidade expõe com orgulho o casario, as igrejas, museus e ateliês, que são a evidência do valor artístico da arquitetura colonial brasileira. Mariana sediava a capitania portuguesa e irradiava o poderio de Lisboa. E que tal um museu barroco a céu aberto? São João Del Rei e Tiradentes abraçam o passado construído em ouro, lapidando relíquias preservadas em antiquários, casarões e imponentes museus cercados de árvores centenárias.


O verde emoldura as cidades como um quadro antigo, mas que não precisa de restauração. Próximo a cada uma, existem florestas, lagos, cachoeiras ou parques à sua espera, para que o seu tour histórico refresque não só a sua memória, mas as horas onde tudo o que você precisa é de uma caminhada ou de um mergulho relaxante.
Com 20 km de distância de Belo Horizonte está Sabará. A cidade conserva a magnitude das construções do século XVIII. Mas, o que se observa por aqui são pequenas influências dos chineses em alguns monumentos. Nesse trecho do roteiro você vai encontrar o casamento das linhas coloniais com o traço oriental, como a Igreja do Ó.
O exotismo impera na riqueza da época e também faz parte da fé e da arte da era do ouro na cidade de Caeté. A imperdível visão panorâmica da Serra da Piedade espalha o horizonte através das Minas, além das Gerais.
O escritor Guimarães Rosa dizia que "Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais". O desbunde explícito das cidades históricas no maior Estado do Sudeste brasileiro leva ao delírio milhões de visitantes de todo o planeta. Aqui, o sabor da cozinha mineira derrama no Ouro Preto, amarelo e verde, temperando a história com as cores da bandeira de um país, que apesar de recente, preserva o passado que o mundo inteiro vem aplaudir.
Fotos gentilmente cedidas pela Turminas
Proibida reprodução sem autorização

Nenhum comentário: