Powered By Blogger

sábado, 13 de dezembro de 2008

Maré mais alta dos últimos 30 anos alaga cidade italiana de Veneza

Maré mais alta dos últimos 30 anos alaga cidade italiana de Veneza



Prefeitura da cidade emitiu alerta de inundação, e ruas já estão sob água.
Fenômeno é provocado pela fortes chuvas e ventos que atingem a região.

01/12/08 - 10h11 - Atualizado em 01/12/08 - 20h51

Grandes setores da cidade italiana de Veneza foram inundados nesta segunda-feira (1) por conta das chuvas e dos ventos fortes. Os serviços de ferryboat e táxi aquático foram suspensos, e o prefeitopediu à população que não saia de casa. Turistas e moradores tiveram dificuldade em deslocar-se pela cidade por passarelas elevadas.As enchentes deixaram as pessoas nas partes mais baixas da cidade, incluindo a Piazza San Marco, uma das grandes atrações turísticas de Veneza, andando com a água na altura dos joelhos. Erguida sobre um grupo de ilhas pantanosas no século V e atravessada por canais, a cidade inteira sofre com enchentes periódicas causadas pelas marés altas.O governo iniciou um projeto de vários bilhões de euros de construção de uma barreira contra as enchentes, para evitar que a elevação do nível do mar destrua a cidade.


Mulher caminha pela alagada Piazza San Marco, em Veneza, nesta segunda-feira (1). As autoridades da cidade italiana emitiram um alerta de alagamento. O mar deve subir 1,6 metro acima de seu nível normal, o nível mais alto nos últimos 30 anos. (Foto: AFP)

A maioria das ruas da cidade, inclusive no distrito turístico, amanheceram alagadas. (Foto: AFP)


A alta exagerada da maré é provocada pelos fortes ventos e pelas chuvas que atingem a região. (Foto: AFP)


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL884519-5602,00-MARE+MAIS+ALTA+DOS+ULTIMOS+ANOS+ALAGA+CIDADE+ITALIANA+DE+VENEZA.html

Nenhum comentário: