Powered By Blogger

sábado, 13 de dezembro de 2008

Preocupação

Terça-feira, 09/12/2008
A multinacional japonesa Sony anunciou que vai cortar oito mil empregos e fechará 10% de suas fábricas. O Japão teve queda no PIB em 1,8%. No Reino Unido, o consumo caiu pelo segundo m6es consecutivo.

Preocupação

Sim, tb ando preocupada, não é só alegrias q consigo postar aki.

Japão, e o resto do mundo, esta enfrentando uma crise brava, recessão, queda da economia, desemprego.
Já estamos sendo afetados por aki. Ainda estou trampando, mas com menos horas, sem zangyo (hora extra), nossa fonte de economia.

Meus planos de retornar no próximo ano esta ficando mais distante, ou mais perto, pq seu eu for despedida, acho q não terei outra alternativa se não retornar.
Mas fico feliz de ainda estar trampando, por causa da crise, nós os dekasseguis, ou trabalhadores temporários, estamos sendo demitidos das fábricas... Como dizemos por aki, levando kubi (corte).
Homens, mulheres, até msm família ficando sem moradia, pq a maioria de nós mora em apato ou alojamento da empreiteira q nos contrata... uma minoria aluga casa ou apato por conta própria, menos ainda são os que ousaram adquirir uma casa própria aki.
E a cada dia, o noticiário nos assusta, com os corte q as fábricas estão fazendo.
Primeiro, foram as fábricas de eletrônicos q foram afetados, nesta semana já começou as demissões em massa em montadoras e fábricas de auto-peças (acessórios).
E assim vai. Mas nem é necessário ouvir os noticiarios, pq toda semana fico sabendo de algum amigo ou conhecido q foi cortado. Na atual circunstancia, não importa se vc foi um funcionário assíduo, q nunca faltou ou chegou atrasado, pelo simples fato de vc ser dekassegui, já está fazendo parte dos q podem sofrer o corte. É claro q, no primeiro corte, sempre será escolhido akele q se atrasa, falta, ou tem um mau comportamento dentro da fábrica. Mas depois pode ser os outros.
Muitos já estão indo embora, sei por comentários q o aeroporto de Narita e Nagoya está lotado todos os dias, filas nos balcões de check-in, grande procura por passagens neste mes.
Quem já perdeu o emprego, e não tem perspectiva de arrumar outro, prefere voltar, eqto ainda tem uma reserva, tanto para a passagem, qto para se estabelecer no Brasil. E principalmente qdo tem familia, mulher, filho, pq estamos em pleno inverno, e aki o frio realmente mata. Ninguém ker ficar na rua neste momento.
Somente jovens ou homens solteiros ainda se arriscam, tentando procurar algum recolocação. Mas esta bem dificil. Somente em bentoya (produção de alimentos) ainda se consegue alguma vg, mas normalmente é por indicação de algum amigo q já está trabalhando lá. Qdo tem anúncio em revista (brasileira), qdo o candidato chega, a vg ja está preenchida.
Dúvida: ir embora, sem dinheiro, ou ficar, e esperar q a crise melhore, e q vc não esteja na próxima lista de corte?????
Bom, no momento, o fundamental é fazer cortes de supérfluos no orçamento e controlar os gastos.
Final de ano, Natal e Ano Novo bem magrinho o deste ano.
Ainda bem q tenho a Net...




mensagens para orkut

Gostou? Quer mandar um igual? É fácil, clique abaixo!
www.recadosonline.com/beijos.html


Terça-feira, 09/12/2008

Com a recessão no Japão, grandes empresas são obrigadas a se reestruturar. A Sony, gigante do ramo dos eletrônicos, anunciou o corte de postos de trabalho e o fechamento de fábricas para economizar.

Nenhum comentário: